VALE EM FOCO

Prefeitura do Rio de Janeiro "esconde" favelas com tapumes personalizados


Faltando pouco mais de três semanas para a abertura da Olimpíada do Rio, a cidade segue sendo produzida para o megaevento. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Turismo concluiu a adesivagem dos painéis de acrílico que margeiam a Linha Vermelha, principal via de acesso ao Aeroporto Internacional.
Do outro lado do muro, fica o Conjunto de Favelas da Maré, uma das maiores e mais violentas comunidades da cidade. De acordo com o secretário Antonio Pedro Figueira de Mello, a única função dos adesivos, que têm motivos alusivos aos Jogos, é embelezar a cidade, sem nenhuma intenção de esconder a favela dos olhos dos visitantes que chegam ao Rio.

“Assim que começamos esse trabalho, eu já esperei por essa história de esconder a favela. Só que não existe isso, até por ser impossível esconder algo tão grande, ainda mais no Rio, que tem tantas favelas. Tanto que em alguns pontos não há adesivos e as favelas podem ser vistas", argumenta Mello, usando uma expressão em inglês para explicar a iniciativa: "A única intenção é realmente cuidar do look of the city [o visual da cidade].”
O secretário de Turismo diz ainda que os painéis, parte da paisagem da Linha Vermelha há sete anos, são comuns em vias expressas de outras cidades do mundo, tendo como funções principais o isolamento acústico – as placas ajudam a conter o ruído do tráfego – e impedir o acesso dos moradores das localidades próximas às vias expressas.
"Alguns painéis estão quebrados ou foram arrancados, certamente por aqueles que aproveitam os congestionamentos para entrar na via e vender mercadorias aos motoristas. Mas a reposição do que está danificado não é com a Secretaria de Turismo", explica Mello.



O secretário acrescenta: "As favelas do Rio sempre são vistas por quem chega à cidade e já são tratadas por nós como ativo turístico.

Elas atraem a atenção de muita gente que vem ao Rio, principalmente estrangeiros".
Outros pontos da cidade vêm sendo especialmente decorados para a Olimpíada, como o Túnel Engenheiro Coelho Cintra, mais conhecido como Túnel Novo, na Zona Sul, passarelas do Aterro do Flamengo e da Barra da Tijuca. Nos principais caminhos para as instalações esportivas, os postes ganharam galhardetes. A decoração custou cerca de R$ 750 mil aos cofres do município.

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem